sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pedagoga por encantamento

O relevante papel que exerce o pedagogo

O pedagogo é um dos responsáveis pela qualidade da educação, da escola na qual atua, conduzindo as atividades no desenvolvimento do processo educativo, que contribui para a formação humana.
Sendo assim, buscamos um exemplo de pedagoga encantada e apaixonada por sua profissão. Nandyara Souza Santos, que muito cedo escolheu pedagogia como sua profissão, e em 10 anos de magistério, tem se dedicado com afinco, mesmo porque esta escolha se deu principalmente “pela afinidade e pelo desejo de fazer pela educação, a vontade de ajudar, a vontade de servir e a idéia do magistério, que você aprende com o outro”, como diz a mesma.
Para Nandyara, magistério é sua filosofia de vida, e é nessa relação e neste contexto que ela pauta o seu trabalho.
“As pessoas que se relacionam comigo, são sujeitos a construção do conhecimento, e que eu sou mais um sujeito nessa construção, onde alunos e professores são sujeitos aprendentes, ora eu sou ensinante, ora sou aprendente, numa relação pedagógica onde ninguém sabe mais ou sabe menos”, comenta ela.

Com uma história de muita luta que começou desde cedo, aos 19 anos, hoje gerente acadêmica da FTC - Jequié, em seu campo de atuação obteve experiências diversas, trabalhando desde creches ao ensino médio, e há um ano no ensino superior.
“O dialogo é a premissa para uma boa relação, professor – aluno, pois cada um deve respeitar o outro na sua subjetividade, cada um como sujeito único e inacabado, Paulo Freire diz que a condição antológica do ser humano é incompletude que a gente vai viver todos os dias procurando se completar, chegar a perfeição, viveremos dias eternos em busca desta perfeição e completude", completa Nandyara.
FORMAÇÃO

Nandyara Souza Santos é formada em pedagogia pela UESB/2002. É especializada em Gestão Educacional e Planejamento pela UESB/2004.
Gerente Acadêmica da FTC - Jequié há um mês. Sendo que há um ano passou em 1º lugar em uma seleção pública realizada pela FTC e foi convidada para ser assessora pedagógica da mesma instituição.

Nandyara não só fez como faz história na vida acadêmica dos discentes da FTC - Jequié. Além de excelente profissional, podemos ver o amor para com a profissão, no instante em que ela nos concedeu a entrevista, entre uma e outra pessoa que chegava a sua sala na coordenação, Nandyara que em pleno dia dos namorados, encerrava a noite com esta entrevista, com muita alegria e brilho nos olhos ao falar da sua profissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria.
Continue assim jovens Jornalistas,
Com seriedade e respeito.