quinta-feira, 12 de junho de 2008

Entrevista Imprevista


Manoel S. Souza de Andrade, conhecido como Souza Andrade, nasceu em 22 de janeiro de 1966 na cidade Ipiaú-Bahia, filho Judith e Manoel. É bacharel em Administração de Empresas; pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior; jornalista; beneficiado pela lei que contempla profissionais que exercia a profissão há anos; radialista; e diretor de uma empresa de consultoria e assessoria de comunicação. Da sua trajetória profissional consta passagem pelos principais meios de comunicação da Região e da Bahia. Em entrevista para a equipe do WebJornal Laboratório fala um pouco sobre sua função:


Lorena Ferreira: Qual é a sua função e há quanto exerce?

Souza Andrade: Sou repórter – apresentador – entrevistador, há 22 anos.

L. F: Qual a importância dessa função para a cidade?

S. A: É de grande importância, sobretudo quando lhe é permito ultrapassar os limites da informação e da orientação. Na condição de agente social, considero relevante também à atribuição do repórter de questionar, provocar o debate de idéias e incentivar o pensar. O repórter é um agente de transformação e como tão deve se posicionar. Para tanto deve ter preparo, inclusive emocional, para lidar com qualquer situação e agir com sensatez. O bom censo norteia essa função.

L. F: Quais são seus principais objetivos dentro da sua função e como pretende alcançar bons resultado:

S. A: O principal objetivo é construir uma sociedade capaz de pensar coletivamente. Alimento essa utopia de fazer com que a pessoa aja pensando no outro e que tenha a capacidade de reagir para impedir que propostas egoístas prevaleçam numa sociedade cada vez mais individualista. Parece uma luta inglória, mas prefiro achar que é possível convencer a pessoa a pensar a cidade de forma global, mas agir localmente, ou seja, atuar no local onde mora pensando em quem reside no outro lado da cidade; afinal, os problemas afligem a todos. Tomemos por base a violência. O que acontece no Pau Ferro, por exemplo, atinge o Curral Novo, embora ambos estejam em pontos extremos da cidade.

L. F: Esta à frente de algum projeto importante? Qual? Comente os benefícios dele para a cidade?

S. A: Sim. Tenho um projeto de Educação para o Trânsito. Foi elaborado para ser executado pela empresa que trabalho a 95 FM. Sua execução ocorrerá em breve e tem grande valia para a cidade cujo trânsito é caótico, inclusive fora do eixo central da cidade. Acredito que informação a grande massa populacional tem acesso, o problema reside na falta de conscientização. O projeto nasceu desse pensamento, o de transformar a sociedade pela comunicação. Eu aposto no poder da comunicação. Acredito que este projeto motivará a implantação de um moderno sistema de sinalização; mudará a forma de pensar de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, consequentemente, reduzirá o número de acidentes.

L. F: Comente um pouco sobre você, sua personalidade:

S. A: Não é fácil falar de personalidade. Resumiria a mencionar que sou cidadão movido por emoções e sentimentos, que valoriza a família, a igreja e que sou irrequieto com o mundo que deixaremos para as futuras gerações, a partir da degradação da sociedade e do meio ambiente.

Um comentário:

Iliane Souza disse...

É muito bom saber dos projetos sociais que possa alcançar cidadãos.
É extremamente útil esse interesse.
Parabéns!