sexta-feira, 13 de junho de 2008

DE CATADOR DE OSSO A EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO

Por Marilene Pereira

Nascido na cidade de São Paulo, Joselino Lopes de Souza, 43 anos, proprietário da Casa Paulino Materiais para Construção e da J.L. Rei das Portas e Portões, foi trazido para Jequié, ainda criança, por sua mãe que não tinha condições de criá-lo, para viver com seus avós paternos.
Morando com seus avós em uma casa muito humilde, onde até a comida faltava, foi obrigado a abandonar a escola e trabalhar para ajudar no sustento, e com apenas 4 anos de idade, catava osso e alumínio. “Não tive infância, e até mesmo a data do meu aniversário eu não sabia. Só conheci o trabalho, pois desde muito cedo fui obrigado a trabalhar para garantir, pelo menos, o dinheiro do pão”, desabafa.
Durante a sua adolescência foi carregador de feiras, e nesse tempo precisou se alimentar muitas vezes, de frutas estragadas, jogadas no lixo por barraqueiros. Também foi nessa época que passou a trabalhar como ajudante de pedreiro.”Fui ajudante de pedreiro. Juntei algumas economias e consegui colocar na feira livre uma barraca de “fatos”, relata. Desse comércio passou para o de carne.
O COMEÇO-Um dia, apareceu na sua barraca seu primo, Elias, funcionário da Casa Maia até hoje, e fez-lhe o convite para trabalhar nessa empresa. O convite foi aceito por ele, porém a sua primeira função nesse lugar, foi a de lavador de banheiro, e só algum tempo depois para Office boy e, posterior a esse cargo, o de balconista. “A única coisa boa que trouxe dessa época foi a larga experiência no ramo”, lembra ele, acrescentando o momento em que se desentendeu com o seu patrão e acabou pedindo as contas.
A partir daí, abriu um pequeno comércio, que no início as entregas eram feitas de galiota, passando depois para carroça. “Precisei muitas vezes deixar a carroça no meio da ladeira, porque o animal não conseguia subir com o peso, e concluir o trajeto, levando nas costas, até sacos de cimento”, comenta.
Hoje Joselino é um empresário bem sucedido, possui vários carros para serviços de suas lojas, entre eles carretas.É dono de vários patrimônios e tem conquistado a admiração e respeito da comunidade jequieense, por conservar até hoje a dignidade e humildade de um homem que venceu usando a coragem e a força do trabalho.

Nenhum comentário: