sábado, 28 de junho de 2008

Católicos rendem homenagens a São Pedro

Os católicos rendem homenagens a mais um santo no mês de junho: São Pedro. A festa para o santo protetor das viúvas só acontece no domingo (29). Além de São Pedro, o apóstolo Paulo também será homenageado porque a Igreja Católica está vivendo um ano Paulino, decretado pelo papa Bento XVI.
Uma história de fé expressa em testemunhos, Dona Conceição aprendeu com os pais a recorrer a São Pedro e a São Paulo nos momentos mais difíceis da vida. Em retribuição às graças alcançadas, decidiu homenagear os santos de um jeito bem especial. “Eu dei o nome a meu filho de Pedro Paulo”.

História
Pedro é outro santo que nasceu com nome diferente, chamava-se Simão ou Simeão. Segundo a tradição, Pedro era um pescador humilde, mas de temperamento forte. Ele foi o primeiro discípulo, o chamado príncipe dos apóstolos a quem, segundo a Bíblia, Cristo entregou duas chaves: uma de ouro e outra de prata, fazendo de Pedro o primeiro papa da Igreja Católica.

Porteiro do céu
O povo vê São Pedro como o "porteiro do céu", o manda-chuva e o padroeiro dos pescadores. Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que "é a barriga de São Pedro que está roncando" ou que "São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar". E, quando chove mesmo, "é São Pedro que está lavando o chão do céu". Na Bahia e em muitas comunidades pesqueiras, São Pedro é comemorado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas.

Nenhum comentário: